[JFAL] Sprint 12 – Conclusão do escopo do MVP (v_0.1) e Garantia de Qualidade (QA)
- por Igor Bento
- em Diário de Atividades
- on 10 de abril de 2024
Período: 08/03/2024 – 11/04/2024
Sprint 12
Durante a 12ª Sprint, nossa equipe concentrou seus esforços na conclusão do escopo do Produto Mínimo Viável (MVP), na garantia de qualidade e na comunicação com o PJe. No que diz respeito ao MVP, priorizamos a qualidade, implementando medidas de tratamento de erros tanto no front-end quanto no back-end. Além disso, utilizamos o Spring Validation para validar as entidades no back-end, facilitando assim a integração com outros sistemas. Para garantir a qualidade, desenvolvemos uma lista de verificação de controle de qualidade (QA Checklist) com o objetivo de assegurar a eficiência, adaptabilidade e robustez do nosso sistema. Para melhorar a comunicação com o PJe, realizamos pesquisas e promovemos reuniões com os stakeholders.
S12M01 – Garantia de Qualidade (QA)
O objetivo principal desta missão foi aprimorar a robustez do Sistema de Controle de Repercussão Geral e Recurso Repetitivo (RGRR) por meio da implementação de um tratamento de erro mais sofisticado. Para isso, empregamos o Controller Advice, uma funcionalidade do framework Spring, para centralizar o tratamento de erros no back-end, assegurando que todas as falhas sejam gerenciadas de maneira unificada.
Adicionalmente, estendemos essa abordagem ao front-end com a utilização do Error Handler. Este componente, semelhante ao Controller Advice, tem como objetivo consolidar o tratamento de erros, proporcionando uma maior consistência e eficiência na gestão de falhas.
Desta forma, conseguimos garantir que os erros sejam devidamente tratados tanto no back-end quanto no front-end, aumentando a robustez do sistema. Além disso, elaboramos uma lista de verificação de controle de qualidade (QA Checklist) com o intuito de assegurar a eficiência, adaptabilidade e robustez do nosso sistema. Esta medida visa garantir a qualidade do nosso produto e a satisfação dos nossos usuários.
A imagem a seguir mostra um trecho do checklist de qualidade:
S12M02 – Integração PJe
Nesta missão, foi imprescindível conduzir uma investigação detalhada sobre o MNI (Modelo Nacional de Interoperabilidade) e sua aplicação para estabelecer a comunicação do nosso sistema com o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Para garantir a clareza e o alinhamento, organizamos reuniões com os stakeholders técnicos, proporcionando um fórum para discussão e esclarecimento de dúvidas.
Após essas reuniões, chegamos a um consenso de que a implementação dessa comunicação será adiada para uma fase subsequente. Esta decisão foi tomada devido à necessidade de discussões adicionais entre os stakeholders técnicos e de negócio para resolver detalhes pendentes. Este planejamento estratégico assegura que todas as partes interessadas estejam em sintonia e que a implementação seja realizada de maneira eficiente e eficaz.
A imagem a seguir mostra uma das nossas reuniões através do google meet:
S12M03 – Comunicação
Nesta missão, foi necessário documentar nossas atividades durante a sprint por meio desta entrada no diário de atividades. Adicionalmente, registramos os impedimentos que surgiram ao longo do período.
A imagem a seguir mostra a documentação dos impedimentos:
S12M01 – Garantia de Qualidade (QA)
- QA Checklist – Certificar-nos de possuir um checklist de Controle de Qualidade (QA) eficiente e adaptado ao produto em desenvolvimento, abrangendo os testes de segurança mais relevantes atualmente e endereçando as principais vulnerabilidades de nossa aplicação.
- Verificar se a aplicação RGRR foi ajustada para acomodar as recentes mudanças da API BNP.
- Certificar-se de que existem processos de comunicação eficazes para disseminar informações sobre alterações na API BNP para as equipes/aplicações relevantes.
- Verificar se a documentação da API BNP está atualizada.
- Certificar-se de que o ambiente de teste seja representativo do ambiente de produção, incluindo configurações de rede semelhantes.
- Validar se mensagens de erro compreensíveis são apresentadas ao usuário final.
- Certificar-se de que a aplicação trata adequadamente os erros de comunicação da API.
- Manter comunicação próxima com a equipe de desenvolvimento da API BNP para entender os problemas e colaborar na resolução.
- Logs de Segurança: Certifique-se de que a aplicação gera logs detalhados de atividades relacionadas à segurança, facilitando a detecção e resposta a possíveis ameaças.
S12M02 – Integração PJe
- Definição da arquitetura
- Habilitação técnica no MNI
- Definição do fluxo de negócio
- Credenciais
S12M03 – Comunicação
- Atualizar Diário de Atividades no portal da residência
- Documentar impedimentos
S12M01 – Garantia de Qualidade (QA)
- QA Checklist – Certificar-nos de possuir um checklist de Controle de Qualidade (QA) eficiente e adaptado ao produto em desenvolvimento, abrangendo os testes de segurança mais relevantes atualmente e endereçando as principais vulnerabilidades de nossa aplicação; ✓
- Verificar se a aplicação RGRR foi ajustada para acomodar as recentes mudanças da API BNP; ✓
- Certificar-se de que existem processos de comunicação eficazes para disseminar informações sobre alterações na API BNP para as equipes/aplicações relevantes; ✓
- Verificar se a documentação da API BNP está atualizada; ✓
- Certificar-se de que o ambiente de teste seja representativo do ambiente de produção, incluindo configurações de rede semelhantes.
- Validar se mensagens de erro compreensíveis são apresentadas ao usuário final;
- Certificar-se de que a aplicação trata adequadamente os erros de comunicação da API; ✓
- Manter comunicação próxima com a equipe de desenvolvimento da API BNP para entender os problemas e colaborar na resolução; ✓
- Logs de Segurança: Certifique-se de que a aplicação gera logs detalhados de atividades relacionadas à segurança, facilitando a detecção e resposta a possíveis ameaças.
S12M02 – Integração PJe
- Definição da arquitetura;
- Habilitação técnica no MNI;
- Definição do fluxo de negócio;
- Credenciais.
S12M03 – Comunicação
- Atualizar Diário de Atividades no portal da residência; ✓
- Documentar impedimentos. ✓
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