Metodologia

Metodologia

Para etapa inicial dos projetos concebidos na Residência de Tecnologia da Informação, parceria firmada entre o TRF5 e a UFRN, a maioria dos projetos passam por técnicas de Design Thinking visando melhor elicitar os requisitos e promover a validação da solução a ser implementada, perpassando as etapas de imersão, interpretação, ideação e prototipagem. Com a conclusão do processo, há o preenchimento de um Project Model Canvas – ou um Termo de Abertura do Projeto – contendo respostas aos benefícios esperados, principais entregáveis e uma estimativa de cronograma do projeto.

Assim, as atividades no âmbito da Residência Regional em TI são conduzidas seguindo a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum. Essa metodologia prevê o desenvolvimento de produtos de forma iterativa e incremental: a cada período de trabalho, denominado Sprint, são entregues versões parciais da solução em desenvolvimento.

Cada Sprint possui duração média de 3 semanas, possui 4 momentos principais. No início da Sprint é feita uma reunião de planejamento, na qual são estabelecidas missões e tarefas para a Sprint corrente. Ao final da Sprint, é realizada uma reunião de revisão/entrega na qual cada equipe deve realizar uma entrega incremental de uma parte do produto em desenvolvimento, e uma reunião de retrospectiva na qual, focada no trabalho da equipe, são apontados os pontos de melhoria que devem ser aprimorados e pontos que foram efetivos que devem permanecer no desenvolvimento da próxima Sprint. Os residentes e gerentes de projeto realizam ainda reuniões diárias (Daily) para o atingimento das metas. Nas reuniões diárias, a equipe elucida as atividades que estão em curso, detalhando em que momento estão, além de possíveis impedimentos para execução completa da tarefa, a fim de que o gerente do projeto procure contribuir para removê-lo.

Veja abaixo uma ilustração desse processo:

Durante o período de execução das Sprints, os residentes participam de reuniões com docentes da UFRN responsáveis pelo acompanhamento dessas atividades, na forma de Aprendizado Baseado em Projeto. Através dessa intervenção, os residentes e docentes discutem, de forma aplicada, desafios e questões técnicas relacionadas ao desenvolvimento das soluções, além de realizarem: (i) imersões para diagnosticar o estado atual da prática organizacional, identificando e especificando necessidades; (ii) mapeamento dos processos e regras de negócio envolvidos, e; (iii) identificação dos processos e técnicas do estado da arte adequados para a realização das tarefas concernentes ao desenvolvimento das soluções.