A Residência Regional

A Residência Regional em Tecnologia da Informação

A Residência Regional em Tecnologia da Informação é um programa do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN em parceria com o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 com o intuito de promover a construção de soluções tecnológicas inovadoras em TI de caráter regional que propiciem melhorias nos processos, métodos e atividades no contexto do Poder Judiciário no âmbito da 5ª Região da Justiça Federal. Essa Residência surgiu a partir de experiências bastante exitosas do Programa de Residência em TI do IMD-UFRN com a Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, no qual, desde 2017, já foram implantadas quatro turmas sucessivas.

Estrutura

A Residência Regional em TI representa um espaço de estudos e aprofundamento dos métodos e técnicas em TI aplicados ao mapeamento e informatização dos processos e procedimentos do Poder Judiciário, além da formação em nível de Pós-graduação para contribuir com a concretização de projetos inovadores que otimizem as práticas e rotinas do TRF5 e suas Seções Judiciárias. O Programa estrutura-se em quatro dimensões:

  1. ensino de Pós-graduação (Especialização), para prover formação e capacitação teórico-prática de recursos humanos altamente qualificados;
  2. realização de pesquisa aplicada com a aplicação de conhecimentos, métodos e técnicas em TI para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, aproximando pesquisadores aos desafios encontrados na prática, em contextos reais;
  3. extensão tecnológica para transferência de conhecimento e tecnologia produzidos no meio acadêmico para atender às demandas do Poder Judiciário, e;
  4. fomento à inovação, mediante a identificação de oportunidades de inovação em TI nas Seções Judiciárias do TRF5.

A Residência Regional em TI possui duração de 18 meses e alia dois tipos principais de atividades. As atividades de capacitação visam prover qualificação teórico-prática em nível de Pós-graduação, através de disciplinas básicas e especializadas em TI de acordo com as respectivas áreas de concentração, ministradas por docentes da UFRN. As atividades de vivência profissional consistem em uma imersão no contexto do Poder Judiciário para identificar os problemas enfrentados na prática e no desenvolvimento dos projetos previstos para a Residência.

Organização em Áreas de Concentração

O Programa engloba duas áreas de concentração:

  1. Desenvolvimento de Software, relacionada à aplicação de processos, técnicas e tecnologias adequadas para o desenvolvimento, com qualidade, de sistemas de informação corporativos, sistemas e portais Web e aplicações para dispositivos móveis, dentre outros, no contexto do Poder Judiciário, e;
  2. Business Intelligence & Analytics, relacionada à aplicação de técnicas sofisticadas de Business Intelligence, Inteligência Artificial e ciência de dados com vistas à obtenção automatizada de informações a partir de dados disponíveis e contribuir para uma maior eficiência e eficácia em processos de tomada de decisão no âmbito do Poder Judiciário.

A Residência Regional em TI conta atualmente com uma equipe composta por 37 residentes, 23 deles na área de Desenvolvimento de Software e 14 na área de Business Intelligence & Analytics. Junto a eles, 5 especialistas atuam na função de gerentes de projeto, liderando as atividades de desenvolvimento de cada um dos projetos de soluções em TI, de escopo regional, selecionados pela Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região.

Resultados esperados

A Residência Regional em TI tem o potencial de contribuir com a capacitação e inserção de profissionais na área de TI qualificados que tenham um entendimento apropriado do contexto judiciário, dos problemas reais nele presentes e das tecnologias empregadas, suprindo assim uma escassez atualmente existente. Além disso, o forte potencial de inovação dos projetos conduzidos na Residência levarão à otimização das práticas e rotinas no Poder Judiciário, promovendo melhorias nos processos, métodos e atividades conduzidos no TRF5 e suas Seções Judiciárias.
Do ponto de vista acadêmico, a Residência Regional também trará uma série de outros resultados. Os residentes receberão capacitação teórico-prática que alia uma formação de alto nível de Pós-graduação com uma vivência prática usualmente não obtida em cursos de Graduação, mediante a realização de atividades de exercício da profissão nos projetos reais das Seções Judiciárias do TRF5. Mais ainda, a Residência Regional propicia uma aproximação de pesquisadores com os desafios reais encontrados no âmbito do TRF5, culminando no desenvolvimento de pesquisa aplicada que, mediante a aplicação de conhecimentos, métodos e técnicas do estado da arte e do estado da prática ação, tem o potencial de gerar novos produtos e processos no âmbito do Poder Judiciário. Finalmente, espera-se ainda que haja uma transferência de conhecimento e de tecnologia produzidos no meio acadêmico para os profissionais em TI no TRF5, inclusive ensejando o desenvolvimento, no futuro, de outras soluções inovadoras.