Período: 07/02/2022 – 24/02/2022
A Sprint 5 foi muito importante para a definição do projeto e alinhamento com a equipe de inovação da JFPE.
Em reunião com o novo gestor – Dr. Denis – e equipe de inovação, chegamos a conclusão que precisaríamos elaborar algumas propostas mais alinhadas com a iniciativa de inovação vivenciada no tribunal. Em grupo, com o suporte do servidor Rodrigo Matos, idealizamos 4 propostas para serem apresentadas à equipe de inovação, são elas:
- Triagem Inteligente
- Projeto que envolve Desenvolvimento e BI, que foca exatamente na triagem de processos do poder judiciário. Hoje, realizada de forma manual, conferindo cada documento e informações dispostas na petição inicial com os dados cadastrados no Pje. Nossa proposta é que esse fluxo poderia ser substituído em parte, por processos computacionais, utilizando bibliotecas python, expressões regulares, inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Tornando esse processo mais ágil, seguro e eficaz. Deixando o servidor mais livre para tarefas mais complexas.
- Plataforma de Atendimento e Consulta Processual
- Uma plataforma multidimensional (chatbot, consultas processuais integradas, envio de e-mails, abertura e acompanhamento de tickets com demandas). De forma a agregar diversos canais de atendimento, otimizando as consultas e atendimentos mais rotineiros nas varas, com informações intuitivas e de fácil compreensão, também com o objetivo de dispensar o servidor dessas tarefas na sua rotina de trabalho.
- Painel de Diagnóstico de Tramitação Processual
- Um projeto mais voltado para BI, com o objetivo de elaborar painéis com a possibilidade de permitir o diagnóstico preciso da marcha processual, analisar a performance da unidade judiciária, a partir dos próprios padrões ou comparando-os com outras unidades, em relação a cada tipo de processo. Difere-se de outros projetos pois, iria medir a qualidade na tramitação dos processos, coletar dados, analisar, comparar com métricas estabelecidas, diferenciando os avanços em cada tipo de processo, com base na sua classe, assunto e tipo, considerando que cada um tem um ritmo diferente. Dessa forma, sendo capaz de identificar desequilíbrios, inconformidades em cada processo, além prever cenários.
- Execução de Penas Alternativas 4.0
- Um projeto mais voltado para Desenvolvimento, que resolveria as dores de quem lida diariamente com as tratativas e acompanhamento de pessoas que cumprem penas alternativas. Hoje, esse acompanhamento e qualquer interação com as entidades onde são realizadas as atividades, é feito por meio de ofícios, despachos, anexo de fichas com os horários, presença e assinaturas. O que torna esse acompanhamento muito lento, dispendioso e sem segurança de informação, visto que a pessoa pode chegar ao local e assinar todos os dias de uma vez só e aguardar o momento de entregar a ficha no Fórum. Com um sistema web, esse acompanhamento seria mais preciso e ágil, trazendo também recursos que garantiriam a segurança da informação como localização e imagens para comprovar a atuação, cadastro de ponto diário e observação do horário cumprido. Além de facilitar as interações entre os interessados, a vara, fórum, entidade, pessoa em cumprimento.
Após realizar a apresentação dessas propostas, chegamos ao consenso de que avançariam para um aprofundamento melhor, as propostas da Triagem Inteligente e Painel de Diagnóstico de Tramitação Processual. Estes, foram apresentados na entrega da Sprint e foi direcionado para a coordenação da residência, junto ao comitê de inovação do TRF5, fazer a seleção de acordo com o que fosse mais viável para a instituição e para o aproveitamento nos padrões de aprendizagem baseada em projeto, da residência.
Dessa forma, restou definido que dali em diante, seguiríamos com o projeto Triagem Inteligente.