Atualmente há milhares de processos parados na etapa de triagem. Os servidores que atuam na triagem, normalmente ficam dedicados a essa tarefa, que acaba sendo muito mecânica e repetitiva. Devem ser observados, em cada processo, os diversos documentos cadastrados, verificando sua legibilidade e as indicações no processo que influenciam o encaminhamento da triagem. Embora o servidor tenha total capacidade para desempenhar essa tarefa, o volume de processos e a quantidade de documentos para verificar podem acabam contribuindo para uma possível falha humana.
Buscando otimizar e trazer mais segurança para essa etapa do processo, o projeto Triagem Inteligente visa atacar esse gargalo existente na marcha processual. Inicialmente buscou-se analisar os documentos cadastrados pelos advogados, já no momento do cadastro, trazendo um feedback na tela de que o documento foi verificado e está com sua legibilidade aceitável ou, por exemplo, indicando a necessidade de corrigir um documento, caso a sua legibilidade esteja comprometida ou mesmo sobre a necessidade de inserir novos documentos, baseando-se em um rol de documentos necessários para aquele tipo de processo. No entanto, ao longo do desenvolvimento do projeto, uma nova abordagem surgiu, e agora o projeto visa servir como assistente de triagem para o servidor, através de uma interface de extensão de navegador.
Vale ressaltar que o sistema não irá impedir que o advogado prossiga com o protocolo do processo, mesmo com a indicação de correções necessárias, nem que vá sobrepor a decisão do servidor de triagem. Um ponto importante também, é a análise da petição inicial, para identificar e comparar as informações inseridas no cadastro do processo, como gratuidade de justiça, pedido de prioridade, valor da causa, assunto e classe do processo.
O processo de triagem atual, é uma tarefa manual e repetitiva, que acaba demandando muito tempo do servidor – quando não todo o tempo – para a sua execução. Na etapa de triagem, há milhares de processos aguardando essa verificação, ocasionando assim um gargalo na tramitação processual, bem como a identificação de possíveis falhas no cadastro, ilegibilidade de documentos ou informações sobre prioridade, valor da causa e custas. Dados que podem ser verificados pelo sistema de Triagem Inteligente, agilizando essa etapa de triagem, a espera pelo andamento do processo ou mesmo a indicação para o advogado de uma possível correção de documentos.
Tornar o processo de triagem mais ágil, eficiente e reduzir o custo operacional, pois com a aceleração das verificações dos documentos e análises de informações contidas na inicial, o tempo que o processo fica na triagem será reduzido e a quantidade de processos analisados em um mesmo dia, será aumentado. Observando assim, uma otimização da força de trabalho, possibilitando, inclusive, que o servidor atue em outras etapas do processo.
Isso foi realizado através da implementação de um sistema integrado web, diversos serviços, como uma serviço de extração de caracteres ópticos, banco de dados, modelo de aprendizado de máquina, e também a implementação de uma interface como complemento de navegador (extensão).
Otimizar o processo da triagem, uma maior disponibilidade para atuar em outras etapas do processo, uma vez que grande parte das tarefas que eram manuais, serão executadas pelo sistema, assim como fornecer às partes, advogado e servidor uma maior segurança no cadastramento de documentos.
© 2025 Residência TI. Construído usando o WordPress e o Highlight Theme