Banco de Talentos

Banco de Talentos

Contexto

Existe um déficit de gestão de talentos no âmbito do poder Judiciário que dificulta o conhecimento de informações relevantes sobre os servidores e torna processos que dependem dessas informações mais dispendiosos. A necessidade de conhecer aspectos importantes dos colaboradores é fundamental para o bom desempenho da Justiça. Estar ciente das áreas de conhecimento e áreas de interesse dos servidores, dentre vários outros aspectos, é importantíssimo para uma boa gestão de pessoas e melhoria do desempenho das atividades dentro de cada Seção Judiciária.

Motivação/Justificativa

Atualmente não há centralização da gestão do conhecimento no âmbito da Justiça Federal. Devido a essa falta de centralização existe a necessidade de possuir conhecimento sobre as competências dos servidores. Observa-se ainda que há um desequilíbrio no potencial uso dos recursos e do capital intelectual, seja no tocante à equidade de gênero, seja no interesse e participação de projetos através dos talentos da Casa de Justiça.

Objetivos

O projeto Banco de Talentos foi idealizado com o objetivo de melhorar processos e serviços no âmbito dos recursos humanos em todo o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, visando combater diversas dificuldades encontradas na Justiça, como a sobrecarga de servidores em comissões e o custoso processo de encontrar perfis adequados para desempenho de determinados grupos de trabalho.

Contribuições esperadas

Espera-se que com a implementação do Banco de Talentos, o mesmo possa ajudar tanto servidores, como gestores a encontrar os melhores candidatos para os mais diversos grupos de trabalho.

Na visão do servidor, o sistema permitirá que o mesmo encontre oportunidades que melhor se encaixe com o seu perfil, além de permitir que todos tenham acesso ao seu currículo e interesses nas mais diversas áreas. Já na visão do gestor, o sistema irá fornecer uma ferramenta para criar e gerenciar grupos de trabalho, podendo ainda ajudar o mesmo a encontrar de forma inteligente os candidatos que melhor se encaixam com as oportunidades, baseado em seus perfis.